Pesquisar este blog

Pesquisa personalizada

terça-feira, 23 de setembro de 2008

MIRAGUAIA

Nome:
Miraguaia

Nome científico:
Pogonias cromis

Família:

Sciaenidae


Características:
A miraguaia possui aspecto robusto, com o corpo alto, alongado e levemente comprimido e achatado, com o corpo coberto por grandes escamas.A linha lateral é paralela ao perfil dorsal do corpo. A cabeça é robusta, de perfil convexo e reto em sua parte anterior. A boca é larga e se estende até a altura dos olhos. Atrás e debaixo da boca, na parte inferior da cabeça, nota-se uma série de barbilhões. Os olhos são situados lateralmente, se localizam próximo das narinas, e tem tamanho mediano.A nadadeira dorsal é dividida em dois, sendo que a primeira possui raios espinhosos grandes e a segunda com raios espinhosos menores. A nadadeira caudal é truncada e a anal é curta. As nadadeiras peitorais são largas e as ventrais começam logo atrás das peitorais. Não possuem nadadeira adiposa (aquela pequena, localizada entre a dorsal e a caudal).Sua coloração é cinza-escura, quase preta no dorso e flancos, clareando em direção ao ventre. As nadadeiras são cinza uniformes, porém mais claras que o corpo. Quando jovens, são mais claras e percebem-se quatro ou cinco faixas escuras verticais, que se confunde com a cor geral, e ficam cada vez mais escuras à medida que crescem.Pode alcançar aproximadamente 1,60 m de comprimento e chegar a ultrapassar 50 kg, sendo um dos maiores peixes ósseos de seu habitat.
O Miraguaia é costeiro e vive sobre o fundo de areia, em águas não muito profundas.

Alimentação:
Sua dieta alimentar é composta basicamente de moluscos, principalmente mariscos, crustáceos e peixes. Dizer que a miraguaia não abocanha o siri ou o carangejo com garras é puro folclore. Quando elas se alimentam, não fazem distinção da presa e nem enchergam pra isso. Quando o peixe consegue pegar sua presa, engole com tudo!A miraguaia detem de 2 placas ósseas na região da garganta (uma na parte superior e ou na inferior), perto das guelras, que servem como um triturador de alimentos.Portanto, quando engolem um siri ou um caranguejo, o alimento é mastigado por essas placas.

Reprodução:
Quando chega a estação reprodutiva, os indivíduos desta espécie costumam migrar para outras regiões onde as águas são mais quentes durante o inverno, e geralmente são encontrados junto a costões rochosos.

Curiosidades:
A miraguaia é um peixe costeiro também conhecido por piraúna e black drum, nos Estado Unidos. Os animais de sua família são capazes de produzir sons bem audíveis, por meio de músculos associados à bexiga aérea, que agem como uma câmara de ressonância.

Onde Encontrar:
Trata-se de uma espécie distribuída por todo o litoral brasileiro, do Amapá ao Rio Grande do Sul. Ela prefere viver próximo da costa, em águas não muito profundas, como, por exemplo, canais e estuários, sendo encontrada, principalmente, em regiões de fundo areias, lodo, lama ou cascalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SUA OPINIÃO

Postagens populares