Pesquisar este blog

Pesquisa personalizada

domingo, 26 de agosto de 2018

SALTEIRA

SALTEIRA



Nome popular

Salteira 
Nome científico: Parona signata

Habita

Pode ser encontrada em todo o litoral brasileiro. Freqüenta locais próximos à ilhas e parcéis em bocas de baías e manguezais, normalmente em cardumes.

Descrição

Peixe de escamas embebidas na pele, dando a esta uma aparência muito macia. Corpo alongado, estreito e comprido, espinhos anteriores curtos, maiores e mais evidentes nos jovens, maxilares grandes e estreitos com uma única série de dentes no superior e com o perfil do inferior muito convexo. Parte posterior da dorsal e anal formada por raios praticamente isolados, quase como pínulas. Possui bela coloração prateada, com alguns nuances em seu dorso que variam do azul ao verde.

Ventre e flancos frequentemente dourados. Sua cauda é bem a


marela. Pode alcançar 60 cm de comprimento e peso em torno de 2 kg. Suportam muito bem grandes variações de salinidade e gostam de acompanhar as marés, que revolvem o fundo, buscando comida.

Ecologia

Peixe costeiro, frequenta mangues, estuários, canais, praias e regiões próximas de ilhas e pontas de pedras, da superfície ao fundo. Quando na superfície saltam fora da água, em perseguição a peixes menores. Os jovens são vistos flutuando na superfície, com a cabeça para baixo, lembrando folhas de mangue, em disfarce evidente, mesmo que não haja detritos na área.
Pela presença comum de jovens em águas estuarinas e canais de mangue admite-se que a sua reprodução ocorra em tais áreas e não em mar aberto.
Forma grandes cardumes ou grupos moderados.

Alimentação

Alimenta-se de pequenos peixes, lulas e crustáceos. Há relatos de que os jovens desta e das demais espécies do gênero se alimentam de escamas de peixes maiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SUA OPINIÃO

Postagens populares