Pesquisar este blog

Pesquisa personalizada

sábado, 13 de setembro de 2008

CHERNE


Nome Popular

Cherne/Snowy Grouper







NOMES VULGARES: Cherne, xerne, serigado-tapoã , cherna, cherna preto, cherne pintado


NOME CIENTÍFICO: Epinephelus niveatus


Nome Científico Epinephelus niveatus


Família
Serranidae






Distribuição Geográfica

Regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul, onde é mais raro. Ocorre com maior freqüência no Sul do pais até a Bahia, sendo também capturado no Nordeste .

Descrição





Peixe de escamas; corpo grande, alto e comprimido. A coloração é marrom avermelhado, algumas vezes mais clara no ventre; a margem da parte espinhosa da nadadeira dorsal é escura. Indivíduos jovens apresentam manchas brancas distribuídas regularmente em fileiras verticais e uma grande mancha escura no pedúnculo caudal, que se origina no dorso e atravessa a linha lateral. Alcança 2m de comprimento total e 380kg. Faz parte dos chamados peixes nobres juntamente com a garoupa com quem pode ser confundido ou possuir sinonímia em algumas localidades.

Ecologia





Os peixes jovens vivem em águas rasas, em costões, estuários e recifes costeiros; à medida que crescem dirigem-se para águas mais profundas, com fundo rochoso, onde ficam parados a maior parte do tempo. Alimentação É um peixe voraz que se alimenta principalmente de peixes, não desprezando os crustáceos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SUA OPINIÃO

Postagens populares