Pesquisar este blog

Pesquisa personalizada

domingo, 7 de junho de 2020

TUBARÃO TAPETE






Tubarão Tapete

O Tubarão Tapete (Eucrossorhinus dasypogon) é um tubarão pouco conhecido encontrados  próximo à Austrália, China e Japão, na plataforma continental e recifes.
 Trata-se de um animal bastante curioso, pois sua aparência e as manchas de seu corpo lembram um tapete, servindo para camuflá-lo com perfeição no fundo do oceano.





Os tubarões tapete são um grupo diverso de tubarões com diferentes tamanhos, aparências, dietas e hábitos. 
Eles apareceram pela primeira vez no fóssil registro no Jurássico ; os gêneros orectolobiform conhecidas mais antigas são Folipistrix (conhecido a partir Toarciano para Aaleniano da Bélgica e Alemanha ), Palaeobrachaelurus (Aaleniano para Barremiano ) e Annea (Toarciano para Bajociano da Europa). 



Caracteristicas

Todas as espécies têm duas barbatanas dorsais e uma relativamente curto, boca transversal que não se estende por trás dos olhos. Além das narinas são barbos , órgãos sensoriais táteis e ranhuras conhecidas como ranhuras nasoral conectar as narinas para a boca. Cinco fendas branquiais curtos são apenas em frente da origem da barbatana peitoral e a quinta fenda tende a sobrepor-se a um quarto. Um espiráculo ocorre abaixo de cada olho, que é utilizado na respiração. A única exceção a esta regra é o tubarão-baleia, os spiracles dos quais estão situados logo atrás dos olhos. Tubarões tapete derivam seu nome comum a partir do fato de que muitas espécies têm um aspecto manchado com intrincados padrões que lembram desenhos do tapete. A modelação fornece camuflagem quando o peixe está deitado sobre o fundo do mar.



 A maior tubarão tapete é o tubarão baleia ( Rhincodon typus ) que podem crescer até um comprimento de 14 m (46 ft). É as maiores espécies de peixes, mas apesar do seu tamanho, não é perigoso, uma vez que é um alimentador de filtro , desenho em água através da sua boca larga e peneirar o plâncton . O menor tubarão tapete, em até cerca de 30 cm (12 pol) de comprimento, é o tubarão tapete barbelthroat , ( Cirrhoscyllium expolitum ). Alguns dos membros mais espectacular coloridos da ordem são o tubarão tapete colar ( Parascyllium variolatum ), o tubarão zebra ( Stegostoma fasciatum ), e o wobbegong ornamentado ( Orectolobus ornatus ). Bisturi tubarões e tubarões-baleia tem uma franja de barbos em seus focinhos, e os tubarões de tapete barbelthroat ( Cirrhoscyllium expolitum ) têm barbos pendurados suas regiões de garganta.



Pode morder em auto-defesa ou quando confunde um humano com sua presa usual. Sua pele dura, por vezes, utilizado para couro. O comprimento máximo de 366 cm relatado para estaNão éum animal muito estudado; por exemplo, sua longevidade é desconhecida. Sabe-se, no entanto, que
 Vive entre 5 e 20 metros de profundidade e não encontrei muitas informações sobre seu tamanho. Uma das referências fala de 366 cm, o que é um bocado de tubarão.




Alimentação 

Se alimenta de peixes de fundo e invertebrados, também conhecidos por comer peixes teleósteos noturna como squirrelfish e soldierfish (Holocentridae) e Vassouras (Pempheridae). A maioria dos tubarões do tapete alimentam no fundo do mar no raso para águas de profundidade média, detectando e pegando moluscos e crustáceos e outras criaturas pequenas. Os wobbegongs tendem a ser predadores de emboscada , encontrando-se escondidos no fundo do mar até presa abordagens. Um foi observado engolir um bambu tubarão inteiro.



Reprodução


Os métodos de reprodução de tubarões tapete varia. Algumas espécies são ovíparas e põem ovos que podem ser libertadas diretamente na água ou podem ser fechados em casos de ovo córneos do sexo feminino foram observados para empurrar casos de ovos em fendas e isso seria uma proteção adicional para os embriões em desenvolvimento. Gera  20 a 30 filhotes por vez, num período de gestação de 24 meses.  Outras espécies são ovoviviparous e os ovos fertilizados são retidos na matriz oviduto . Ali, os embriões em desenvolvimento, os quais são geralmente em número reduzido, alimentam-se os sacos de gema no primeiro e depois eclodem e se alimentam de nutrientes segregados pelas paredes do oviducto. Os jovens são nascidos em um estado avançado, pronto para viver uma vida independente.





Habitat

Eles são mais comuns no oeste do Indo-Pacífico região e são geralmente encontrados na água relativamente profunda.
Permanece imóvel por longos períodos em recifes de coral, florestas de algas e bancos de areia, aguardando a aproximação de suas presas, as quais captura com um bote rápido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SUA OPINIÃO

Postagens populares