Pesquisar este blog

Pesquisa personalizada

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

CIRURGIÕES - FAMÍLIA ACANTHURIDAE

Nome Científico: Acanthurus monroviae
a família Acanthuridae consiste de seis ou nove gêneros, embora os índices mais modernos falam de seis gêneros são divididos em duas subfamílias e três tribos, a saber, a subfamília Nasinae, composto apenas por sexo Naso, e Acanthuridae subfamília, que inclui outros gêneros em três tribos.


Características



A família dos Cirurgiões ou acanturídeos (Acanthuridae) encontra-se representada por pelo menos 72 espécies facilmente reconhecidas pelas lâminas (ou bisturis) que possuem na base da barbatana caudal. Nadadeira caudal em forma de meia lua. Perfil dorsal da cabeça curvado delicadamente. A boca terminal pequena com uma única fileira de dentes. Os olhos pequenos situados na elevação na cabeça. Corpo e cabeça cobertos com pequenas escamas ctenóides. Um único espinho no pedúnculo caudal. Em algumas espécies, estas minas projectam-se para fora quando necessário (no caso de disputas territoriais e para defesa) como se de facas de ponta e mola se tratassem; enquanto noutras espécies, as ditas lâminas são fixas. Outra característica distintiva é o formato do corpo que evidencia um perfil elevado, de forma oval e achatada. As escamas terminam geralmente numa pequena protuberância, dando uma sensação áspera ao toque. O tamanho desses peixes varia muito dependendo da espécie, a partir de alguns centímetros a mais de um metro, no caso annulatus do Naso. Na maioria das espécies a diferença sexual para além da época de zelo são limitadas a dimensão, tendo casos em que o masculino é maior e vice-versa. Somente no gênero Naso, existem diferenças morfológicas entre os sexos.


Habitat
Todas as espécies da família Acanthuridae vêm de mares tropicais ou subtropicais do Indo região, mas são cinco espécies do Atlântico. Não existe um cirurgião peixe nativo da bacia mediterrânica, mas ocasionalmente pode ser acessado através do canal do Suez desde o Mar Vermelho. Habitam o exterior recife na fase adulta, mas no palco larvas planctônicas são pelágicas e águas profundas. As espécies que compõem esta família encontram-se em todos os mares tropicais, principalmente em zonas de recife, se bem que algumas prefiram nadar em mar aberto. Em termos gerais, os cirurgiões são peixes exigentes no que respeita à qualidade da água em comparação com muitas outras famílias de peixes marinhos tropicais.

Comportamento

Os peixes são diurnos, e elas procuram refúgio entre os corais durante a noite. Eles apresentam uma variedade de sistemas sociais em diferentes momentos. Então você pode encontrar monogâmica casais, pequenos grupos de adultos, harems ou grandes grupos de alimentação ou reprodução. Os machos são muito agressivos peixes com membros da mesma espécie, na defesa do território ou harém. Librea do sexo masculino é a metade de comunicação intraespecífica, em concorrência com outros homens na idade de zelo, tornando-se uma cor mais intensa. O librea, em ambos os sexos, que também reflecte o estado de espírito dos peixes, porque quando o seu "humor" é boa, a coloração é clara e brilhante, enquanto que, em caso de estresse torna-se coloração mais escura e bandas em muitos casos.


Alimento
A maioria são vegetarianos, com excepção do género Naso cujos membros foram alimentados com plâncton. É comum ver-los rush em grandes grupos sobre o recife, de modo que os animais bentónicos que têm no seu território o local onde se encontram a sua alimentação é impossível de defender. Além da posição em que se encontram os ossos do pedúnculo caudal, o "bisturi" lhes permite alimentar-se e defender o fundo, ao mesmo tempo. Tanto a boca e tubo digestivo são adequados acantúridos de sua dieta. Eles têm uma pequena boca com uma fileira de dentes incisivos que lhes permite tirar raspando algas, e do aparelho digestivo é longo, tal como convém a um herbívoro, e em algumas espécies tem um espesso muro como uma adaptação para as peças de coral e areia durante ingerir sua alimentação, enquanto que em espécies em que a menor ingestão nas paredes intestinais são mais magros. Esses hábitos alimentares também determinar seu papel no recife, cumprindo a missão de limpeza e tapizantes algas filamentosas que podem crescer em coral. Além disso depositar os seus excrementos em seus abrigos durante a noite entre os corais, contribuindo significativamente para este crescimento, fornecendo nutrientes para o Recife.


Reprodução

Como discutido acima, o formulário acantúridos reprodutores pares e grupos de jovens, quer entre os sócios como um país estável, dentro harems defender um território, incluindo um reprodutores machos defendem um território na orla do Recife e fêmeas, de passagem, como entre um membro de um grupo de adultos. Em algumas espécies zelo pode ocorrer durante todo o ano, mas muitas vezes isso ocorre mais tarde entre inverno e início da primavera. A existência de harems e diferenças sensíveis em termos de tamanho entre os sexos sugere que em muitas espécies aí hermafroditismo seqüencial, ou seja, uma mudança sexo com a idade. A união dos sexos masculino e feminino solas ocorrer ao entardecer ou à noite, quando os indivíduos origem à superfície, e há a liberação de ovos e esperma. As larvas levam uma vida em águas profundas pelágicos, que fazem parte do plâncton por um longo tempo. As larvas, chamado Acronurus, são muito diferentes dos juvenis e adultas, enquanto que durante anos se considerou que eles eram um genre separado. Eles são transparentes e não têm a linha lateral de escamas. Quando as larvas chegar arrastada pelo fluxo para o interior recife é desenvolvido rapidamente na forma juvenil, atingir a maturidade em um ano ou dois, com um tamanho que varia dependendo da espécie e sexo de 10 a 20 centímetros. Embora a sua longevidade não é conhecido com certeza, provavelmente a maioria das espécies chegar a 20 ou 30 anos, um pouco menos nas Caraíbas espécies. A longevidade não depende do tamanho da espécie. Apesar de não ocorrerem alterações significativas de cores entre a idade juvenil e adulta na maioria das
espécies, existem algumas excepções, como o caso do Cirurgião Azul
das Caraíbas (Acanthurus coeruleus), que passa por uma fase amarela qu
ando juvenil. Embora as diferenças exteriores entre os sexos sejam, de uma forma geral, raras, é possível notar algum escurecimento das cores do macho dura
nte o acasalamento. O tamanho também não é um indicador de confiança para determinação do sexo, já que nem sempre os machos são maiores do que as fêmeas.






Um comentário:

  1. I love fish too, I have an 87,000 aquarium on my estate! The parana just keep srewing up everything though!

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SUA OPINIÃO

Postagens populares