Pesquisar este blog

Pesquisa personalizada

domingo, 7 de setembro de 2008

BETARA OU PAPA TERRA


Betara ou Embetara ou Papa-Terra ou Southern Kingcroaker



Muito comum, bêntico, habita praias, na área de arrebentação onde se alimenta durante o dia.




NOME CIENTÍFICO - Menticirrhus americanus
Família Sciaenidae

HABITAT - São encontradas em canais de praias rasas de fundo arenoso, onde procuram pequenos animais que se expõe pela ação das ondas. Existem em toda a faixa litorânea brasileira. Regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul (do Amapá ao Rio Grande do Sul). É um peixe muito comum ao longo do litoral brasileiro, com maior ocorrência na região Sudeste. Habita os canais que se formam nas praias arenosas, sendo que os indivíduos adultos ficam no fundo e os jovens nas águas mais rasas.



É o peixe que mais possue nomes vulgares, tais como: corvina cachorro, corvina de assovio, pé-de-porco, papa-terra, perna de moça, pomba de mulata, corre- costa, sarucanga, entre outros. Dos nomes derivados indígenas, é conhecido como betara, embetara, carambetara, trenutara, etc. Possui corpo alongado de perfil superior curvo e ventre reto. A cauda é sinuosa em forma de “S”. Atinge no máximo 50 centímetros de comprimento e dificilmente ultrapasse a 2 quilos. Vive em cardumes e seus locais preferidos são os próximos a costões dento de baías, enseadas, embocaduras de rio e nas águas rasas das praias.

CARACTERÍSTICAS
Duas espécies ocorrem no Brasil: Menticirrhus americanus e Menticirrhus littoralis. As duas espécies são bastante parecidas, porém a distinção entre elas é feita facilmente pela coloração: a primeira espécie é cinza prateada com ventre esbranquiçado, possui manchas escuras, alongadas e oblíquas sobre a cabeça e dorso. Já a M. littoralis tem o dorso mais escuro e ventre branco, sem manchas escuras. Peixe de escamas; corpo alongado e comprimido; boca voltada para baixo; barbilhão curto e duro na mandíbula.Dificilmente ultrapassa 60 cm de comprimento total e 1 ½ kilo.

ALIMENTAÇÃO
Alimenta-se de pequenos peixes, crustáceos, moluscos e minhocas, que ficam expostas pela ação das ondas, tais como crustáceos e pequenos invertebrados. Suas melhores iscas são as minhocas de praia, tatuzinhos, sarnabis, filés de sardinha, parati e camarão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SUA OPINIÃO

Postagens populares