Dourado do Mar Nome científico: Coryphaena hippurus
Para o pescador é o “peixe perfeito”, bonito, forte, voraz, excelente de briga e de carne.
Para o pescador é o “peixe perfeito”, bonito, forte, voraz, excelente de briga e de carne.
HABITAT:
Podem ser encontrados em mar aberto, desde Santa Catarina até o Amapá. Freqüentam locais próximos a grandes objetos flutuantes. Encontrado principalmente em mar aberto aos pares, pode formar grandes cardumes quando pertos a ilhas oceânicas em mar aberto, entre os meses de outubro e março, os dourados ficam mais próximos da costa brasileira, acompanhando a corrente do Brasil.
CARACTERÍSTICAS:
É um peixe bastante peculiar, tanto pela forma do corpo quanto pelo colorido. O corpo é alongado e comprimido, mais alto na região da cabeça, afinando em direção a nadadeira caudal, que é forcada. A principal característica é a longa nadadeira dorsal, que se estende da cabeça a cauda, com cerca de 60 raios. A coloração do dorso é azul ou verde azulado iridescente, os flancos são dourados e salpicados com pintas claras e escuras e o ventre é prateado. A nadadeira dorsal é azul forte, a anal é dourada ou prateada e as outras nadadeiras são douradas ou prateadas, com a margem azul. Alcança 2m de comprimento total e 40kg.
Existem duas espécies conhecidas como dourado, ambas com ampla distribuição geográfica. C. hippurus é a espécie encontrada no Brasil.
Espécie migradora, vive em cardumes no alto mar, sendo que os jovens costumam ficar próximos a costa, onde a espécie se reproduz. . Um peixe extremamente rápido que dá saltos espetaculares e briga bastante. Os cardumes costumam acompanhar grandes objetos a deriva, as vezes o próprio barco. Entre os meses de outubro e março, os dourados ficam mais próximos da costa brasileira, acompanhando a corrente do Brasil pois marcam presença constantes nesses locais. Peixe de meia água e superfície, dificilmente é encontrado junto ao fundo.
ALIMENTAÇÃO:
Come principalmente peixes peixes (sardinhas, parati, farnangaio), mas não desdenha lulas e crustáceos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE AQUI SUA OPINIÃO