Pesquisar este blog

Pesquisa personalizada

domingo, 26 de agosto de 2018

PAMPO




PAMPO



Nome Popular
Pampo galhudo
 Tambem conhecido por pampano, pampo, pampo-riscado, pampo-aracanguira, sargento, vermelho, aratubaia, pampo-de-espinha-mole.


Nome Científico
Trachinotus goodei

Família
Carangidae

Distribuição Geográfica
Regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul (do Amapá ao Rio Grande do Sul), no Atlântico Ocidental, de Massachusetts ao sul do Brasil.

Descrição

O pampo galhudo é um peixe de escamas ósseo e marinho que pode medir até 50 cm de comprimento e pesar 3 kg.
O formato do corpo é ovalado, moderadamente alto e muito comprimido, com boca pequena e focinho curto.
Há pelo dorso, coberto de escamas pequenas e placas ósseas, entre 4 e 5 ou mais listras verticais pretas, por vezes pouco aparentes e não raro ausentes no exemplares novos, que são iguais aos adultos.
A coloração em geral é prateada, com o dorso levemente mais escura e os flancos com áreas douradas. O ventre também é prateado e a garganta pode apresentar um certo alaranjado ou amarelado.
A nadadeira dorsal, anal e caudal são enegrecidas. A dorsal possui um longo acúleo anterior deitado (daí o nome galhudo), as peitorais pequenas, a anal com os quatro pequenos raios prolongados, ultrapassando a base da caudal, essa, acentuadamente furcada e desenvolvida. Opérculo e preopérculo denteados.

Alimentação
 Alimentam-se de peixes, crustáceos e moluscos.

Habitat
 Vive sobre fundos de areia, lodo e mesmo rochosos, da superfície a cerca de 30 metros de profundidade.

Status de conservação: Não está ameaçado.



Alimentação

São carnívoros e alimentam-se principalmente de invertebrados bentônicos como crustáceos, além de pequenos peixes e moluscos.

Reprodução

Formam pequenos grupos e, na época de reprodução, juntam-se em grandes cardumes para migrar por mar aberto.
A espécie se reproduz em águas abertas nos meses mais quentes; como em outras espécies da família Carangidae. Não há dimorfismo sexual, ou seja, não há nenhuma diferença aparente entre os sexos. Os períodos de desova são razoavelmente longos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SUA OPINIÃO

Postagens populares