Pesquisar este blog

Pesquisa personalizada

sábado, 15 de outubro de 2011

ARGONAUTA ARGOS


O Argonauta ou Argonauta argo é uma espécie pelágica de polvo que pertence ao gênero ARGONAUTA.

A fêmea da espécie. tal como os restantes argonautas, cria uma concha fina como papel que enrola à volta do corpo, formando uma concha muito parecida com a de um nautilus .Os nome chinês para esta espécie pode ser traduzido como "O ninho do cavalo marinho branco" (White Sea-horse's Nest). A. argo foi a primeira espécie a ser descrita, advindo daí o nome dado ao tipo de espécie deste género. O Argonauta Argo é o maior espécime do gênero e possui também a maior concha. Vivos, os animais possuem um característico brilho azul no primeiro par de braços e à volta dos olhos.


concha é caracterizada por duas filas de pequenos e afiados tubérculos que se desenvolvem ao longo da quilha, suaves veios curvos aos longo das paredes laterais da concha que se torna mais fina junto à entrada da concha, formando assim uma protuberâncias distintas ou "cornos" de ambos os lados. A concha da fêmea é branca e pode ter cerca de 20 cm, enquanto que a do macho é pardo-escuro não excedendo os 4 cm. Os jovens carecem de concha.

Argonauta cygnus Monterosato 1889 foi descrito com base numa concha que não possuía estas protuberâncias, mas sem ser considerado um jovem da espécie Argonauta argo.

O tamanho recorde de uma concha de A. argo é 300.0 mm.

Argonauta Argo é cosmopolita, e aparece em águas tropicais esubtropicais em todo o mundo. Uma variedade anã existe no Mar Mediterrrâneo, que foi descrita como Argonauta argo mediterrânea Monterosato, 1914, apesar de hoje este nome taxonômico ser considerado inválido. De fato o Argonauta Argo aparece com frequência nas costas espanholas do Mediterrâneo, e mais raramente nas costas portuguesas até Peniche, onde foram recolhidos alguns espécimes.

Pensa-se que o Argonauta argo se alimente sobretudo de molusco pelágicos. A espécie é alimento de numerosos predadores. Já foi regista a sua existência no conteúdo do estômago de um Alepisaurus ferox do Pacífico Sudoeste.


Os machos da espécie chegam à maturidade sexual quando o tamanho do manto (TdM) atinge os 8 mm. As fêmeas maduras atingem o dobro do tamanho do Arogonauta bottgeri e do Argonauta Hians Começam a segregar a concha para os ovos quando atingem os 6.5–7 mm de TdM. Os ovos são geralmente depositados quando as fêmeas atingem os 14–15 mm de TdM, o que varia consoante as variedades e habitats. Uma pequena Argonauta argo a residir numa concha com 88 mm pode transportar nela uns estimados 48,800 embriões. Females grow to 100 mm ML, while males do not exceed 20 mm ML.

Um comentário:

DEIXE AQUI SUA OPINIÃO

Postagens populares