Pesquisar este blog

Pesquisa personalizada

domingo, 2 de janeiro de 2011

- PEIXE SALTADOR


CARACTERÍSTICAS
Periophthalmus é um genero de peixes da família Gobiidae que têm a característica de serem anfíbios . Têm capacidade de armazenamento de água por várias horas e modificações nas nadadeiras que viabilizam sua locomoção terrestre. O nome do género significa "olhos. Medem até 25 cm. nas câmaras branquiais posicionados na região periférica"
São pequenos peixes que vivem no lodo, nas regiões costeiras tropicais e subtropicais do Indo-Pacífico e na costa ocidental de África , em ecossitemas como os mangais . São extremamente ativos fora da água, inclusivamente saltando (donde o nome inglês mudskippers, ou "saltadores do lodo", nome também usado em português, como no caso do Periophthalmus argentilineatus, saltador-do-lodo-atlântico). Dessa forma, eles caçam pequenos caranguejos e até insetos terrestes, de que se alimentam para além de interagirem entre si, por exemplo, para defenderem o seu território.
Eles respiram através de vasos sanguíneos localizados na parede mucosa da boca e faringe. Suas brânquias devem permanecer sempre úmidas. Deve ser mantido em
água salobra com salinidade entre 1010 e 1015.
A musculatura de sua nadadeira peitoral é bastante potente permitindo que escale troncos e raízes
facilmente. Na parte inferior tem par de nadadeiras pélvicas que unidas atuam como uma ventosa permitindo que fixe em superfícies sólidas. Possui olhos saltados e móveis, adaptado para enxergar fora d´água permitindo ver em todas direções, inclusive a parte de trás. O aquário para manter esta espécie deverá possuir uma parte com água e outra seca com raízes de troncos. Deixe o aquário bem tampado, freqüentemente podem ser avistados "passeando" pela casa. É extremamente agressivo com seres da mesma espécie.

REPRODUÇÃO
Sabe-se que em habitat natural, escavam pequenos buracos na areia entre folhas, onde realizam a postura dos ovos.

ALIMENTAÇÃO

Onívoro. Insetos como grilos e outros; mosca de frutas; artêmia viva; pedaços de camarão; pequenos peixes. Raramente aceitam rações.


HABITAT
Encontrado principalmente na África Ocidental: desde Senegal até Angola, embora também encontrados em parte da África Oriental como Kenia. Encontrado ainda em estuários e mangues do Mar Vermelho, Austrália, Índia e todo sudeste asiático.

Dragão do Mar “Leafy Seadragon”


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Syngnathiformes
Família: Syngnathidae
Género: Phycodurus
Espécie: P. eques
Nome científico: Phycodurus eques
Nome em Inglês: Leafy Sea dragon.

Originário das águas do sul e oeste da Austrália, sendo aparentado com o cavalo marinho.
Os dragões-marinhos são peixes marinhos, da mesma família dos cavalos-marinhos, os Syngnathidae, e se apresentam em duas variações, que são as suas duas espécies: Phyllopteryx taeniolatus, popularmente conhecidos como “dragões-marinhos simples” ou “dragões-marinhos de folhas simples” (weedy sea dragons) e Phycodurus eques, popularmente conhecidos como “dragões-marinhos folhados” (leafy sea dragon). Essa distinção provém do fato de que os segundos possuem em sua cabeça, em seu dorso e cauda, muitas terminações idênticas a algas marinhas, e, os primeiros, quase desnudos, com poucas, semelhantes a folhas de árvores.

Com os estudos realizados e melhor observação, foi constatado que se trata de um peixe com apêndices da mesma natureza do seu corpo, camuflagens assemelhadas a algas, no seu “habitat” natural, que é o oceano, pois vivem entre elas - servem para eles se protegerem de predadores, enganando-os.

Tal como acontece com os cavalos-marinhos, o dragão do mar de folhas macho cuida dos ovos. A fêmea produz até 250 ovos-de-rosa brilhante, em seguida, os depósitos para a cauda do macho através de um tubo longo. Os ovos, em seguida, se ligam a um patch da ninhada, que abastece-los com oxigênio. É preciso um total de nove semanas para que os ovos começam a eclodir, dependendo das condições da água. Os ovos transformar um roxo ou laranja madura ao longo deste período, depois que as bombas de macho a cauda até as crianças venham a surgir, um processo que ocorre durante 24-48 horas. As ajudas do sexo masculino nos bebês incubação, agitando a cauda, e esfregando-o contra algas e pedras. Uma vez carregado, o dragão do mar infantil é completamente independente, comendo pequenos zooplâncton até grandes o suficiente para caçar mysids . Apenas 5% sobre os ovos sobrevivem. os dragões do mar Leafy levar cerca de 28 meses para atingir a maturidade sexual.

Exclusivos das águas da oriente e do sul da Austrália, os dragões-marinhos folhados têm seu lar apenas em áreas de algas marinhas. Infelizmente está crescendo a quantidade de poluição e excessivo despejo de fertilizantes nessas colônias de algas. Não é apenas este o perigo contra o qual está colocado o dragão-marinho. Embora não tenham predadores conhecidos no mundo marinho, têm sido vítimas, cada vez em maior escala, de “coletores” que têm desnudado as maiores áreas de algas acessíveis a essas interessantes criaturas.

DRAGÃO DO MAR


SERPENTE MARINHA






As serpentes-marinhas encabeçam a lista das serpentes mais peçonhetas do mundo. Já foram identificadas 55 espécies. A Hydrophis spiralis pode medir 2,75 metros de comprimento. Espécies como a Enhydrina schistosa possui uma das peçonhas mais mortíferas entre todas as serpentes conhecidas. As serpentes-marinhas apesar de muito peçonhentas, dificilmente oferecem perigo ao homem quando manipuladas; uma vez que são pouco agressivas e dificilmente atacam. Usam a peçonha quase que exclusivamente para matar suas presas. A peçonha tem ação miotóxica, além de matar, em geral, por insuficiência renal aguda. Uma única gota da peçonha de algumas serpentes-marinhas é suficiente para matar 3 pessoas. A peçonha é muito temida pela ação rápida com que se dissemina pelo corpo e mata suas vítimas. Algumas espécies chegam a ter uma peçonha 100 vezes mais potente que a peçonha da maioria das serpentes-terrestres. A serpente-verde-oliva, numa só picada, injeta peçonha suficiente para matar 60 pessoas.

Descrição

Os adultos de a maioria de espécies vêm entre 120-150 cm de comprimento, com a maior, alcançando um máximo de 3 m . Seus olhos são relativamente pequenos com uma pupila redonda e a maioria têm as narinas que são encontradas dorsal. Embora a dentição seja relativamente primitiva com dentes curtos e (à excecpção de Emydocephalus) tanto como como 18 dentes menores atrás deles no maxilar.

A maioria de serpentes do mar são completamente aquáticas e adaptaram-se a seu ambiente em muitas maneiras, o mais característico de qual é a pá-como a cauda que aumentou sua abilidade da natação. A um grau variando, os corpos de muitas espécies são comprimidos lateralmente. Vivem seu ciclo de vida inteiro no mar, nunca têm toda a necessidade sair da água.

As únicas espécies que retiveram suas escalas ventral ampliadas são os kraits do mar, representados pelo genusLaticauda, com somente cinco espécies. Este é considerado ser um grupo mais primitivo, porque gasta ainda muito de seu tempo na terra onde suas escalas ventral o têm recursos para o adaptação necessária. São também as únicas serpentes do mar com escalas internasal, isto é, suas narinas não são encontradas dorsal.

Porque é mais fácil para a lingüeta de uma serpente cumprir sua função olfato sob a água, sua ação é comparada brevemente com a espécie terrestre de serpente. Somente as pontas bifurcadas projetam-se da boca através de um entalhe dividido no meio. As narinas têm as válvulas que consistem em um tecido esponjoso especializado para manter para fora a água: uma adaptação importante para um animal que vem vindo à superfície respirar o ar, mas pode ter sua cabeça submersa parcialmente ao fazer assim. O pulmão tornou-se muito grande e estende quase o comprimento inteiro do corpo. O pulmão prolongado pode também servir como a meios de armazenar o ar para mergulhos.

As serpentes do mar no geral podem respire através de sua pele. Isto é incomun para répteis, porque sua pele é grossa. Esta espécie pode satisfer a aproximadamente 20% de suas exigências do oxigênio desse modo, que permite mergulhos prolongados.

Como outros animais da terra que se adaptaram à vida em um ambiente marinho, as serpentes do mar ingestam consideravelmente mais sal do que seus parentes terrestre, com sua dieta e quando a água de mar estiver engolida inadvertidamente. Isto significou que tiveram que evoluir uns meios mais eficazes de regular a concentração de sal de seu sangue. Os mamíferos têm a vantagem de poder passar o sal na solução, na maior parte na urina, em serpentes do mar, nas glândulas sublingual posterior, posicionadas sob e em torno da bainha da lingüeta, evoluiu para permitir que expilam o sal com sua ação da lingüeta.

Distribuição e habitat

Estas serpentes são confinadas na maior parte mas mornas águas tropiciais do Oceano Índico e o ocidental do Ocenao Pacífico, com algumas espécies fora na Oceânia.

Apesar de suas adaptações marinhas, a maioria de espécies preferem águas rasas não longe da terra. Podem nadar acima dos rios até 160 quilômetros do mar.

Comportamento

Muito foi dito a respeito de seu temperamento. É mais provável morder quando provocada porque parecem usar mais seu veneno para a defesa. Usa seu veneno para o imobilizar a presa.

Quando estão fora da água, seus movimentos se tornam muito erráticos. Rastejam iáàbil nestas situações e podem tornar-se completamente agressivas, golpeando descontroladamente em qualquer coisa que se move. Ainda, são travados também freqüentemente nas redes pelos pescadores que as jogam de volta, não sofrendo geralmente nenhum dano.Na terra, as serpentes do mar não podem golpear como serpentes terrestres.

Parece que são ativos durante o dia e na noite. Na manhã, e às vezes tarde na tarde, podem ser vistos na superfície na luz solar. Quando perturbados, mergulham para baixo abaixo. As serpentes do mar podem nadar em profundidades de 90 m . Podem permanecer submersas para algumas horas, possivelmente dependendo da temperatura e do grau de atividade.

Alimentação

A maioria de digere peixes, especialmente enguias. O últimos, quando mordidos, endurecem-se e morrem-se dentro dos segundos. Uma espécie prefere moluscos e curstáceos e como camarões grandes, enquanto algumas outras alimentam somente em ovos de peixes, que é incomun para uma serpente venenosa. Algumas espécies da moradia do recife têm as cabeças pequenas e as gargantas finas, fazendo o possível para que extraiam enguias pequenas que escondem dentro do fundo de rochas .

Reprodução

À exceção de um único genus, todas as serpentes do mar são ovoviviparous; os jovens vivem na água seu ciclo de vida inteiro. Em alguma espécie, os jovens são completamente grandes. A uma exceção é o genus laticauda, que é oviparouse, suas cinco espécies todas colocam seus ovos na terra.

Veneno

Como seus primos na família de Elapidae, a maioria de serpentes do mar é altamente venenosa. As serpentes do mar devem ser seguradas com grande.

As mordidas em que o envenamento ocorrem não podem mesmo ser observadas quando o contato é feito. Os dentes podem ser deixados na ferida. Os sintomas os mais importantes são avaria rápida do tecido do músculo esqueletal e paralisia. Os sintomas adiantados incluem suor e vômito. após 30 minutos da mordida rigidez dos músculos de todo o corpo. Esticar os músculos é também doloroso. Isto é seguido mais tarde paralisia progressiva, até dos músculos envolvidos em engolir e em respirar, pode ser fatal. Começa mostrar acima no plasma de sangue, uma cor avermelhada, marrom ou preta que conduz a prada cardíaca.

MORÉIAS












CARACTERÍSTICAS

As moréias são peixes teleósteos, angüiliformes, da família dos murenídeos (Muraenidae), tendo como uma des suas principais características o corpo longo e cilíndrico. Existem mais de 200 espécies de moréias agrupadas dentro de 15 gêneros, sendo que a maior alcança 4 metros de comprimento, e mais coloridas são as dos recifes de coral. Gostam de água quentes, são resistentes e não sensíveis a doenças

ESTRUTURA


Apresentam uma aparência que lembra uma cobra, mas fazem parte do grupo das enguias. Não possuem escamas, sendo que para sua proteção algumas espécies secretam da pele um muco composto por toxinas. A maioria não apresenta barbatanas peitorais e pélvicas, mas possuem uma nadadeira ímpar, formada por três raios moles e articulados, que se inicia no dorso e termina no ânus, passando pela extremidade da cauda. A sua pele é composta por padrões de cores que servem como camuflagem.
Os peixes dessa ordem são ótimos nadadores. Nadam ondulando o corpo, mas também rastejam e enterram-se na areia na areia.

HABITAT


Habitam águas tropicais e subtropicais do Atlântico, sendo encontrada em toda a costa brasileira.
REPRODUÇÃO Os alevinos das moréias apresentam uma curiosidade: no momento da eclosão e na fase crítica da vida, exibem um aspecto de folha vegetal transparente, denominada leptocéfalo.

HÁBITOS

A moréia vive sózinha e tem hábitos noturnos. Quando cai a noite, parte em busca de suas presas favoritas (crustáceos, peixes, polvos). Durante o dia fica escondida dentro de um b
uraco nos recifes ou debaixo das rochas, com a cabeça para fora e com a boca aberta. Assim seus dentes afiados ficam bem visíveis, o que lhe dá este aspecto assustador, espantando os outros animais, com exceção de um peixe (peixe-limpador), de aproximadamente 10 cm de comprimento, que possui uma relação de simbiose com a moréia. Este pequeno animal limpa sua pele e remove pedaços de alimentos presos em seus afiados dentes. Ela pode causar ferimentos graves nos mergulhadores se for incomodada ou se confundir seus dedos com os tentáculos do polvo. Felizmente a moréia não é agressiva - é até um pouco tímida- e esse tipo de acidente é raro.


ALIMENTAÇÃO
As moréias tem uma alimentação essencialmente carnívora, devorando peixes pequenos que venham a passar perto de sua toca, além de crustáceos, moluscos e alguns invertebrados.


As moréias não são agressivas, pelo contrário, são animais tímidos, mas acidentes envolvendo
mergulhadores podem acontecer caso esse peixe confunda o dedo de um humano com o tentáculo de polvo. Sua mordida causa acidentes graves, sendo que algumas espécies possuem veneno, que inoculam ao morder.


ALGUMAS ESPÉCIES DE MORÉIA
Myrichthys colubrinus
é uma moreia do Indo-Pacífico. Ela ocasionalmente faz o seu caminho
para o comércio do aquário. Ela cresce para um tamanho de 97 centímetros de comprimento

Barred moray

O
Barred moray (Echidna polyzona), é uma moréia da família Muraenidae, encontrado no Indo-Pacífico oceanos em profundidades até 10 m. Seu comprimento é de até 70 cm.

Echidna catenata A Echidna catenata é uma moreia do Atlântico ocidental. Ela ocasionalmente faz o seu caminho para o comércio do aquário. Ela cresce para um tamanho de 165 centímetros de comprimento.
moreia-leopardo ou moréia-dragão
A moreia-leopardo ou moréia-dragão, Enchelycore pardalis, é uma moreia da família Muraenidae, encontrada no oceano Indo-Pacífico da Reunião para o havaiano. Gymnothorax melatremus Gymnothorax melatremus é uma moreia do Indo-Pacífico. Ele ocasionalmente faz o seu caminho para o comércio do aquário. Ele cresce para um tamanho de 26 centímetros de comprimento. Gymnothorax miliaris Gymnothorax miliaris, é uma moreia do Atlântico ocidental. Ela ocasionalmente faz o seu caminho para o comércio do aquário. Ela cresce para um tamanho de 70 centímetros de comprimento.


moréia verde, Gymnothorax funebris

A moréia verde, Gymnothorax funebris, é uma moreia da família Muraenidae, encontrado no Atlântico ocidental desde Nova Jersey, Bermudas, e norte do Golfo do México ao Brasil, em profundidades até 40 m. Seu comprimento é de até 2,5 m.

Muraena lentiginosa

é uma moreia do Pacífico Oriental. Ela ocasionalmente faz o seu caminho para o comércio do aquário. Ela cresce para um tamanho de 61 cm de comprimento. O tamanho do tanque mínimo para Jeweled Moray Eels é de 50 litros. Dois não devem ser mantidos no mesmo tanque a menos que o tanque é de 120 litros. Ambas as enguias deve ser introduzido no tanque, ao mesmo tempo

Kidako moray, Gymnothorax kidako
A Kidako moray, Gymnothorax kidako, é um tipo de moréia nativa do noroeste do Oceano Pacífico, o Japão especificamente as regiões do oceano em torno de Taiwan, partes das Filipinas, e no sul

Gymnothorax pictus


Echidna nebulosa
Echidna nebulosa, é uma moréia da família Muraenidae, encontrada no oceano Indo-Pacífico e em toda a Micronésia. Também encontrado no leste do Pacífico e centro-sul da Baixa Califórnia, México e da Costa Rica ao norte da Colômbia, em profundidades de entre 2 e 30 metros. Seu comprimento é de até um metro.

Moreia-pintada (Gymnothorax favagineus)
A Moreia-pintada (Gymnothorax favagineus), também conhecido como a moréia-favo-de-mel,




Moréia-zebra, Gymnomuraena zebra
A Moréia-zebra, Gymnomuraena zebra , é uma espécie de moréia, o único membro do gênero. É encontrada em recifes do Indo-Pacífico, e no Pacífico leste do sul de Baja Califórnia, México ao norte da Colômbia, incluindo as Ilhas Galápagos

Postagens populares