Pesquisar este blog

Pesquisa personalizada

domingo, 30 de outubro de 2011

VINAGREIRA NEGRA OU LEBRE DO MAR - Aplysia fasciata





















Reino: Animalia

Filo: Mollusca
Classe: Gastropoda
Ordem : Anaspidea

Genero: AplysiaFamilia: Aplysiidae
Espécie: Aplysia Fasciata

Nome Comum: Vinagreira Negra/Lebre do mar
Descrição: Parapódio bem separados, apenas unidos muito posteriormente, orlados de vermelho claro, de grande dimensões, pode atingir 40 cm de comprimentos e pesar até 2kg.
Habitat: Infralitoral - Águas salobras/Estuários, Marinho (Pelágico Costeiro), Marinho (recifes e costas rochosas)

A Vinagreira-negra, Aplysia fasciata, também conhecida pelo nome de “lebre de mar negra”, é um dos moluscos presentes em toda a nossa costa e na bacia mediterrânea, nomeadamente nos estuários e rias.

Percorre o fundo lentamente para se ir alimentando. São moluscos muito semelhantes em aparência às lesmas. Possuem, no entanto, uma concha

que está
coberta pelo manto;
O nome comum deriva do líquido de cor púrpura que deitam por vezes quando molestadas (como “vinagre tinto”).
É bastante frequente nos meses de Verão, sendo mesmo possível encontrar aglomerações de vários indivíduos. Não é raro ver indivíduos a nadar em águas abertas, usando os parapódios como barbatanas.


IDENTIFICAÇÃO:
• Cabeça distinta.
• Pé desenvolvido e achatado.
• Massa visceral enrolada na concha com uma torção de 180.º, no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, relativamente à cabe-ça e ao pé.

• Cavidade paleal abrindo anteriormente.

Dimensões: De grande dimensões pode atingir até 40 cm de comprimento.

Corpo negro ou castanho escuro, parapódios separados tanto posterior como anteriormente. Rinóforos e parapódios apresentam geralmente uma linha laranja ou vermelha. Alguns indivíduos podem apresentar manchas claras na face interior dos parapódios ou mesmo no corpo. A maior espécie do gênero Aplysia e também um dos maiores opistobrânquios que podemos encontrar nas águas Portuguesas, crescendo até 40cm de comprimento e atingindo até 1,5kg de massa.


ALIMENTAÇÃO:
Alimenta-se de qualquer tipo de algas (vermelhas, verdes, pardas ....). Percorre o fundo lentamente para se ir alimentando.
É uma espécie herbívora.

LOCALIZAÇÃO:

Encontramo-la em águas superficiais, até uns 25 metros de profundidade. De dia esconde-se nas frestas das rochas, saindo à noite em busca de alimento.
Está presente em toda a costa Mediterrânea e do Atlântico Oriental. Alguns autores consideram que a espécie Aplysia brasiliana, do litoral atlântico americano, é sinónimo de Aplysia fasciata e representa apenas um padrão de variação cromática mais comum nessa zona.

CARACTERISTICAS:
• O tamanho, é sem dúvida o aspecto mais destacável deste molusco, que pode medir até 20 cm, sendo o mais habitual entre os 7 a 10 cm;

• O peso, será á volta de um quilo;
• A cor, dos exemplares mais jovens são de cor avermelhada, enquanto que a tonalidade dos exemplares adultos varia desde o verde ao marrom, sendo por vezes vermelho e inclusive negro-violeta. De facto pensa-se que a cor de cada indivíduo, em particular, depende da sua alimentação;
• O corpo mole, de aspecto abobado, com um grande pé e duas expansões globulares (parapódios);
• Recebe o nome de “lebre” por os dois rinóforos enrolados na sua cabeça, serem similares às orelhas de uma lebre;
• Tem duas antenas cefálicas aplanadas e algo enroladas;
• A concha é interna e pode medir 7 centímetros;

CONSELHOS E CURIOSIDADES:
• As vinagreiras são moluscos muito semelhantes em aparência às lesmas. Possuem, no entanto, uma concha que está coberta pelo manto;
• O nome comum deriva do líquido de cor púrpura que deitam por vezes quando molestadas (como “vinagre tinto”);
• Se se sente molestada desprende uma substância branca e violeta, com que afugenta os seus inimigos, não é venenoso;
• É a única lebre de mar que pode nadar bem, graças aos movimentos on-dulantes dos seus parapódios;
• Durante a Primavera podem
observar-se os animais adultos por ser esta a altura do acasalamento. Os jovens aparecem em finais do Verão até ao Outono;
• Foram encontradas algumas posturas destes animais, as quais se asseme-lhavam a novelos e exibiam cor rosa-violeta clara;

4 comentários:

  1. Sou de SP, mas estou em Piúma, ES.
    Andando pela orla marítima pude ver várias vinagreiras negras, as que encontrava com vida devolvia pro mar. Mas acredito que muitas morreram. Porquê isso acontece?

    ResponderExcluir
  2. Não sabíamos de que animal se tratava. Perguntamos para vários moradores do lugar, inclusive pescadores, ninguém soube nos dizer do que se tratava. Meu sobrinho que descobriu pesquisando no Google.

    ResponderExcluir
  3. Encontramos dois em Guarapari ES. Na praia de Bacutia

    ResponderExcluir
  4. Muito bom gostei e sei mais agora encontrei uma hoje obrigado

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SUA OPINIÃO

Postagens populares