Pesquisar este blog

Pesquisa personalizada

sábado, 15 de outubro de 2011

PEIXE CANÁRIO DO MAR




CANÁRIO DO MAR




Nome: Canário-do-mar
Nome Científico: Anthias anthias (Linnaeus, 1758

Família: Serranidae
Grupo: Peixes Ósseos
Classe: Peixes
Tamanho: 26-50 cm

Os canários-do-mar começam a vida como fêmeas e, eventualmente, transformam-se em machos. Estes distinguem-se facilmente por terem as barbatanas pélvicas muito desenvolvidas e manchadas de amarelo, que passa a vermelho na época de acasalamento. Durante o dia, permanecem escondidos em buracos e fendas de rochas. Saem apenas de noite para procurar alimento. Embora se distribuam até aos 200 m, são mais comuns entre os 20 e os 50m.
Características: São espécies nocturnas e sedentárias. Hermafroditas, começam a vida como fêmeas e, eventualmente, transformam-se em machos. São espécies de cores muito vivas (daí o nome de canário-do-mar e periquito). Têm uma banda colorida dos olhos até às barbatanas peitorais. O último raio da primeira baarbatana dorsal é mais alongado (especialmente nos machos). as barbatanas ventrais são, por vezes, muito desenvolvidas, e, especialmente nos machos, chegam à barbatana anal. Os machos também se distinguem das fêmeas por terem as barbatanas pélvicas muito desenvolvidas e manchadas de amarelo (que passa a vermelho na época de acasalamento). Geralmente têm 12 a 18 cm de comprimento, com o máximo de 27 cm.
Alimentação: Animais microscópicos planctónicos; também se alimenta de pequenos crustáceos, invertebrados e peixes.
Reprodução: Reproduzem-se na Primavera e no Verão, com excepções num ou noutro caso devido às condições e habitat locais. Os machos efectuam complicadas e espectaculares danças e paradas nupciais com o intuito de atraírem as fêmeas. Estas põem os ovos vogando em plena água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SUA OPINIÃO

Postagens populares