Pesquisar este blog

Pesquisa personalizada

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

CASTANHETAS





CASTANHETA AZUL
Nome: Castanheta-azul
Nome Científico:
Chromiscyanea
(Poey, 1860)
Família:
Pomacentridae
Grupo: Peixes Ósseos
Classe: Peixes

Tamanho: 11-25 cm.

A castanheta-azulforma cardumes fora dos limites do recife de coral. Aí captura zooplâncton, emespecial copépodes. É um peixe tímido que se esconde quando é importunado. Talcomo em todas as espécies pertencentes a esta família, é o macho que guarda osovos até à eclosão.

A castanheta-das-Rochas





píntano, sargento ou sargentinho (Abudefduf saxatilis) é umpeixe da família dos Pomacentrídeos, nativos de todos os mares tropicais e subtropicais do mundo, onde habitam águas rasas com corais e rochas, sendo frequentes na costa brasileira. Tem um corpo levemente oval, achatado, com cinco barras pretas, na vertical, sobre fundo de cor que varia do amarelo-claro ao laranja e ao esverdeado ou mesmo azulado, sendo o dorso mais escuro.

Devem o seu nome "sargento" às barras que fazem lembrar a insígnia militar correspondente. Medem, geralmente, de 8 a 15 cm de comprimento, ainda que se reportem espécimes com cerca de 20 cm. Vivem de modo solitário ou em pequenos grupos de 5 a 30 indivíduos, alimentando-se de vegetais e pequenos invertebrados, como larvas de moluscos,crustáceos, zooplâncton e algas. Os seus principais predadores pertencem às famílias dosLabridae e Serranidae.

Na época da reprodução, as fêmeas põem os óvulos (ou ovócitos) no fundo rochoso, formando uma mancha de cerca de 30 centímetros (cm) de diâmetro que será

fecundada pelo esperma do macho. Os ovos têm a particularidade de se fixarem às rochas por meio de filamentos semelhantes a cabelos. As fêmeas abandonam os ovos, mas os machos ficam junto da prole, protegendo-a, limpando o local, comendo detritos e fazendo circular a água com as barbatanas, de modo a permitir a correcta oxigenação dos embriões.

Têm-se tornado populares como peixes de aquário, ainda que se possam tornar agressivos, se não forem devidamente vigiados.


CASTANHETA BRANCA



Nome vulgar: Castanheta Branca ou Castanheta Baia.

Nome científico: Chromis limbata(Valenciennes, 1833)

Família: Pomacentridae

Distribuição e Habitat: Ocorre no infralitoral rochoso até à profundidade máxima de 45 m

Descrição: Espécie que apresenta bandas negras no bordo das barbatanas dorsal, anal e dos lobos caudais. Os jovens apresentam coloração idêntica à do adulto, por vezes esverdeada. Os ovos são guardados pelo macho, que defende o seu território dos intrusos e que durante este período apresenta coloração violácea. O seu comprimento máximo é de 15 cm mas, em geral, medem entre 8 a 10 cm.


CASTANHETA FERREIRA




Nome: Castanheta-ferreira
Nome Científico: Abudefduf luridus (Cuvier, 1830)
Família: Pomacentridae
Grupo: Peixes Ósseos
Classe: Peixes
Tamanho: 11-25 cm.

A castanheta-ferreira é uma espécie sub-tropical que, em Portugal, só encontramos nas águas quentes dos Açores e da Madeira. É um peixe territorial que, à semelhança de outros da sua Família, deposita os ovos sobre rochas do fundo, para serem guardados pelo macho. Este defende-os tenazmente até à eclosão. Depois, enquanto crescem, os juvenis refugiam-se dos predadores em poças-de-maré. Por ser muito resistente, é uma espécie bastante comum em aquários.



Castanheta preta



Nome vulgar: Castanheta Preta.

Nome científico: Abudefduf luridus (Cuvier, 1830)

Família: Pomacentridae

Distribuição e Habitat: Ocorre no Infralitoral rochoso a profundidades que variam entre os 2 e os 30 m.

Descrição: Espécie que possui corpo oblongo e barbatana caudal com lobos arredondados. A sua coloração é negro acastanhada com reflexos azuis em especial sob a forma de pontuações na cabeça. Mancha azul brilhante na base das barbatanas peitorais. Atingem mais de 15 cm de comprimento e, tal como a Castanheta Branca, os machos guardam os ovos e são de igual modo territoriais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SUA OPINIÃO

Postagens populares