Pesquisar este blog

Pesquisa personalizada

domingo, 2 de janeiro de 2011

- PEIXE SALTADOR


CARACTERÍSTICAS
Periophthalmus é um genero de peixes da família Gobiidae que têm a característica de serem anfíbios . Têm capacidade de armazenamento de água por várias horas e modificações nas nadadeiras que viabilizam sua locomoção terrestre. O nome do género significa "olhos. Medem até 25 cm. nas câmaras branquiais posicionados na região periférica"
São pequenos peixes que vivem no lodo, nas regiões costeiras tropicais e subtropicais do Indo-Pacífico e na costa ocidental de África , em ecossitemas como os mangais . São extremamente ativos fora da água, inclusivamente saltando (donde o nome inglês mudskippers, ou "saltadores do lodo", nome também usado em português, como no caso do Periophthalmus argentilineatus, saltador-do-lodo-atlântico). Dessa forma, eles caçam pequenos caranguejos e até insetos terrestes, de que se alimentam para além de interagirem entre si, por exemplo, para defenderem o seu território.
Eles respiram através de vasos sanguíneos localizados na parede mucosa da boca e faringe. Suas brânquias devem permanecer sempre úmidas. Deve ser mantido em
água salobra com salinidade entre 1010 e 1015.
A musculatura de sua nadadeira peitoral é bastante potente permitindo que escale troncos e raízes
facilmente. Na parte inferior tem par de nadadeiras pélvicas que unidas atuam como uma ventosa permitindo que fixe em superfícies sólidas. Possui olhos saltados e móveis, adaptado para enxergar fora d´água permitindo ver em todas direções, inclusive a parte de trás. O aquário para manter esta espécie deverá possuir uma parte com água e outra seca com raízes de troncos. Deixe o aquário bem tampado, freqüentemente podem ser avistados "passeando" pela casa. É extremamente agressivo com seres da mesma espécie.

REPRODUÇÃO
Sabe-se que em habitat natural, escavam pequenos buracos na areia entre folhas, onde realizam a postura dos ovos.

ALIMENTAÇÃO

Onívoro. Insetos como grilos e outros; mosca de frutas; artêmia viva; pedaços de camarão; pequenos peixes. Raramente aceitam rações.


HABITAT
Encontrado principalmente na África Ocidental: desde Senegal até Angola, embora também encontrados em parte da África Oriental como Kenia. Encontrado ainda em estuários e mangues do Mar Vermelho, Austrália, Índia e todo sudeste asiático.

2 comentários:

  1. Legal seu blog. Legal saber que gosta de animais marinhos. Visite também meu blog. Abraços e boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Eu, também adoro animais marinhos, tenho um peixe saltador que é uma belezinha, principalmente quando ele vem pedir comida e olha com aqueles olhos enormes para cima e abre o bocão.
    o unico problema com ele que de vez em quando ele resolve fazer greve de fome e passas semanas sem comer, como artemia, tento de tudo e nada, fico enlouquecida e de repente ele volta a comer.
    Com vcs acontece tb? O que fazem?

    Arlete

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SUA OPINIÃO

Postagens populares