Pesquisar este blog

Pesquisa personalizada

domingo, 2 de janeiro de 2011

Dragão do Mar “Leafy Seadragon”


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Syngnathiformes
Família: Syngnathidae
Género: Phycodurus
Espécie: P. eques
Nome científico: Phycodurus eques
Nome em Inglês: Leafy Sea dragon.

Originário das águas do sul e oeste da Austrália, sendo aparentado com o cavalo marinho.
Os dragões-marinhos são peixes marinhos, da mesma família dos cavalos-marinhos, os Syngnathidae, e se apresentam em duas variações, que são as suas duas espécies: Phyllopteryx taeniolatus, popularmente conhecidos como “dragões-marinhos simples” ou “dragões-marinhos de folhas simples” (weedy sea dragons) e Phycodurus eques, popularmente conhecidos como “dragões-marinhos folhados” (leafy sea dragon). Essa distinção provém do fato de que os segundos possuem em sua cabeça, em seu dorso e cauda, muitas terminações idênticas a algas marinhas, e, os primeiros, quase desnudos, com poucas, semelhantes a folhas de árvores.

Com os estudos realizados e melhor observação, foi constatado que se trata de um peixe com apêndices da mesma natureza do seu corpo, camuflagens assemelhadas a algas, no seu “habitat” natural, que é o oceano, pois vivem entre elas - servem para eles se protegerem de predadores, enganando-os.

Tal como acontece com os cavalos-marinhos, o dragão do mar de folhas macho cuida dos ovos. A fêmea produz até 250 ovos-de-rosa brilhante, em seguida, os depósitos para a cauda do macho através de um tubo longo. Os ovos, em seguida, se ligam a um patch da ninhada, que abastece-los com oxigênio. É preciso um total de nove semanas para que os ovos começam a eclodir, dependendo das condições da água. Os ovos transformar um roxo ou laranja madura ao longo deste período, depois que as bombas de macho a cauda até as crianças venham a surgir, um processo que ocorre durante 24-48 horas. As ajudas do sexo masculino nos bebês incubação, agitando a cauda, e esfregando-o contra algas e pedras. Uma vez carregado, o dragão do mar infantil é completamente independente, comendo pequenos zooplâncton até grandes o suficiente para caçar mysids . Apenas 5% sobre os ovos sobrevivem. os dragões do mar Leafy levar cerca de 28 meses para atingir a maturidade sexual.

Exclusivos das águas da oriente e do sul da Austrália, os dragões-marinhos folhados têm seu lar apenas em áreas de algas marinhas. Infelizmente está crescendo a quantidade de poluição e excessivo despejo de fertilizantes nessas colônias de algas. Não é apenas este o perigo contra o qual está colocado o dragão-marinho. Embora não tenham predadores conhecidos no mundo marinho, têm sido vítimas, cada vez em maior escala, de “coletores” que têm desnudado as maiores áreas de algas acessíveis a essas interessantes criaturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SUA OPINIÃO

Postagens populares